É das placas de sinalização nas ferrovias, anunciando a possibilidade da passagem de um trem (a mente tem caminhos tortuosos, não?!) que parte o argumento elucidativo / explicativo do post anterior. Porque assim. Discernir é top, é máster.
dis.cer.nir vtd 1 Ver distintamente; discriminar, distinguir, conhecer: vtd 2 Avaliar bem; apreciar, medir: vtd 3 Estabelecer diferença entre; distinguir, separar. 4 Apreciar, julgar: Só se usa nas terceiras pessoas (sobre defectivos).
Aqueles que têm essa capacidade precisam conviver com a dor e a delícia de. Uma vez que se alcance tal estado de consciência, o regresso é impossível. Só resta o próximo passo, que é o exercício da tolerância e da paciência. Respeitar o ritmo e o limite de cada um é algo nobre e que fica lin-do na teoria, mas na prática exige O auto-controle. Porque se algo é tão claro e óbvio para um, como pode ser completamente despercebido pelo outro?!
Todo filme de super-herói tem aquele momento Peter Parker: 'com um grande poder, vem uma grande responsabilidade'. Então que se você tem uma percepção capaz de ir um pouco além do que a das pessoas ao seu redor, cabe de complemento a tarefa de saber lidar com isso valendo-se de uma certa humildadezinha. Básica que seja.
E a boa da vez é a liçaozinha que aparece naquelas plaquetas alaranjadas em forma de xis. Pare. Olhe. Escute - as pessoas. E só depois que terminar o cortejo das particularidades alheias você cruza os trilhos em segurança.
2 comentários:
ó, eu concordo... mas - e tem sempre um mas - tem hora que dá no saco ser tão autocontrolado a ponto de esperar o tempo do outro. Tem horas que o que se quer mesmo é gozar do privilégio de não ser apenas mais um e mandar às favas a tal da humildadezinha... rsrs...
Acho que por isso gosto tanto da minha solidão. E por isso, também, que às vezes escrevo em caixa alta pra todo mundo ver: ODEIO QUEM ME ROUBA A SOLIDÃO SEM EM TROCA ME OFERECER VERDADEIRA COMPANHIA. Convenhamos: esse mundo "tá assim ó" de gente sem noção, não acha?
Ah, a frase é do bigodudo master: Nietzsche.
Gente, eu ia agora abrir uma janela e escrever exatamente sobre isso. 'O dia em que a noção morreu'. Ou eu é que ando intransigente demais ... talvez seja a idade trazendo consigo uma grande rabugice, mas que tá complicado de ver como o discernimento anda faltante no mercado tá ..
Postar um comentário