rss
email
twitter
facebook

14 novembro 2009

Notas de sábado de manhã

Ontem à noite assisti ao filme District 9. Não curto muito filmes de ficção, mas esse tem um apelo humano diferente em se tratando de filmes de E.T. O resumo da história vocês podem procurar no Google - e a partir disso avaliar se concordam com: nivelando por baixo, somos todos iguais. Em nossa crueldade, nossa frieza, nosso egocentrismo, nossa soberba.

Humanos ou alienígenas, tendemos a validar como correta nossa postura, seja ela qual for, do mesmo modo que a repreendemos e condenamos nos outros - pelo simples fato de ser nos outros. Então a intolerância corre solta e no fim das contas de todo dia a gente esquece de reconhecer que somos todos um grande amontoado de células e partículas que casualmente formaram um bonequinho de Lego interessante - e o que nos diferencia, talvez, seja nossa capacidade de empatia (ou, ainda, nossa dededicação em transformá-la em algo concreto e prático).

Não que Madre Teresa esteja ganhando concorrência, mas quem sabe seja algo que valha a pena treinar.

--

Jornalismo entre as 20 profissões que melhor remuneram?! Tudo bem, pode-se estar falando em valores brutos apenas, não na relação custoxbenefício do negócio. Ou tá faltando gente nas redações e tão querendo dourar a pílula ... se conseguirem aí sim, esses justificam os 'altos salários' que recebem.

4 comentários:

Rico disse...

"um bonequinho de lego", hehehe mt bom. Mas a vida é assim mesmo, salvando as excessões...

Lilian disse...

Apenas um pedido...se puder, é claro...
Por isso, de coração, eu te peço:
Aprenda sim das maldades, dos cinismos, dos egocentrismos...
Mas, por favor, não deixe de ler e ser poesia. Preciso, sim, de poesia. Mais do que isso, de vc prenhe ainda e apesar de tudo, de esperanças. Conserve sua doçura, conserve sua pureza e paz, mesmo que, para defendê-la, vc tenha que aprender toda malícia e dor e ódio. Tente se conservar lúcida de amor...Não sei bem como se faz isso, pois que para cada um é de um jeito, intuitivo. Mas sinto que, de alguma forma, é quando não nos deixamos perder e levar pelo amontoado de falsos conceitos e valores e essas disputas sem fim que, no fundo, dizem de nossa incapacidade de valorizar nossa própria vida. Faltou muito a dizer...Mas por hora é isso. Um abraço festivo e fraterno. E... um pedido: entre uma crítica e outra, entre um texto seco e infalamdo e outro...Rs...Fale um pouco de doçura. Me diga coisas bonitas. Me mostre coisas bonitas que seus olhos e ouvidos puderam captar durante a semana.
bjo.

Lilian disse...

infalamdo=inflamado* rsrs
Essas letras trocadas sempre me dão pistas do que faltou dizer, por ex.: infalando, pode ser falando dentro dessas coisas tão esquecidas de nós... Semeando internamente amor e doçura, ternura e força vital. Suponho que isso possa nos fortalecer e dar mais saúde. Um olhar que se detenha nas cenas mais amenas e nobres pra contrabalaçar a dureza dos afetos q somos obrigadas a viver nesse mundo de meudeus.
E, mesmo desconfiando, de que somos todos assim, esse amontoado de vileza e células, não deixe de observar o que se diferenciou e tem vida própria. Do contrário vc tb os condenará a esse estágio de vida. Assim tb se tornará dura em excesso e de certa forma se cegará por ter tornado insuportável o viver. Cuide bem do seu olhar, do seu amor...seja quem, seja o que ele for.
bjo.

Diário Virtual disse...

bonequinhos de lego! adorei essa!

não vi o filme, me deu vontade de ver agora.

bjs e boa semana!