rss
email
twitter
facebook

03 dezembro 2008

Resumo da ópera

A frustração é um sentimento de desgosto que ocorre quando há resultados negativos em determinadas situações. É adquirida de forma interna quando está ligada a medos, inseguranças, desconfianças e de forma externa quando está ligada a falta de dinheiro, posição social, qualidade de vida e outros.

Para lidarmos bem com as frustrações rotineiras é preciso que desde a infância tenhamos limites para que consigamos aceitar bem as escolhas ou negações que temos que enfrentar. O autocontrole é super importante em casos frustrados, pois se empenha em lidar com os impulsos e emoções negativas que prejudicam o emocional.

Para enfrentarmos as frustrações é possível utilizarmos algumas idéias como:

Aceitação: É importante aceitar a condição real de vivência para que através dela seja possível traçar metas e buscar seu alcance.

Dualidade: Todo acontecimento tem seu lado negativo e positivo, através desses conseguimos tirar lições de vida. Buscar sempre o lado positivo dos fatos ajuda a reanimar o espírito.

Interpretação: A reprodução do fato também aumenta ou diminui sua dimensão e seu valor. A expectativa gerada sobre o fato é que o coloca importante ou prioritário.

Por Gabriela Cabral | Equipe Brasil Escola | http://www.brasilescola.com/psicologia/frustracao.htm

CONCEITOS

Frustração – do lat. frustratio que vem do advérbio frustra (em vão, debalde). Ação de impedir que um ser atinja o objetivo ao que tende pela sua própria dinâmica. Estado em que se encontra o organismo quando depara com um obstáculo mais ou menos importante no caminho que o leva à realização completa de um comportamento.

Consolar - do lat. consolare - significa aliviar ou suavizar a aflição, o sofrimento, o padecimento; dar lenitivo a, mitigar, confortar.

http://www.ceismael.com.br/artigo/artigo046.htm
.


0 comentários: