rss
email
twitter
facebook

27 março 2007

Curiosidades sobre o café

Todo mundo sabe que a origem natural do café que se bebe não é a garrafa térmica, ou a máquina de café expresso, ou, ainda, a cafeteira da cozinha. O que a maioria das pessoas desconhece, entretanto, é que o café não vem dos vidros de Nescafé ou dos saquinhos laranja da marca Bom Jesus.
EXISTE uma espécie de árvore (sim, árvore, que brota do solo, com galhos e tal) que gera um fruto redondo e pequeno, sem cor ou aroma de café, mas que se chama Café. Os pés de café, quando dispostos um ao lado do outro em uma linha semi-curva, formam um cafezal. Desses cafezais surgem as sacas de café, resultado da colheita dos grões. Esses, por sua vez, antes de chegar em nossas xícaras, são torrados, moídos e - vejam só - misturados com milho.
Há a informação que a mistura ocorre na proporção de 50% grãos de café 50% milho. Porque uma saca de café custa R$300 e uma de milho R$20.
A conclusão disso tudo é que nós bebemos uma espécie de polenta aromatizada - e que, em função dessa lambança toda é que o café não tem a capacidade real de deixar qualquer pessoa acordada - pelo menos depois que ela terminou de engolir o que tem na boca.
Eu tomei o café dito puro - e, claro, não gostei. Muito forte, muito amargo, com muito mais capacidade corrosiva na porcelana (penso na da xícara, não no esmalte dos dentes) e, pasmem, sem o dito efeito estimulante. Possivelmente o fato de termos durante tanto tempo ter tomado um café maculado nos fez imune à cafeína - e eternos pesquisadores de novas fórmulas para passar uma noite acordados sem babar no teclado.

2 comentários:

Rochele disse...

Tá bom, agora além de viciada em café você é entendida do assunto! Hehehe. Nada como saber um pouco mais sobre nosso "combustível".

Anônimo disse...

Reitero que aguardo minha planta de café para criar na sala.