rss
email
twitter
facebook

14 setembro 2007

you learn

Algns dizem que a melhor forma de conhecer uma pessoa é dando-lhe dinheiro. Outros, que é dando poder. Eu diria que as situações de estresse também são um bom termômetro. Como uma pessoa reage quando a) está sob pressão; b) encara imprevistos; c) encara culpas e assume responsabilidades pode dizer muito sobre sua personalidade.

Há os que se emburram. E desistem.
Há os que emburram mas se mostram dispostos a encontrar soluções;
Há os que dizem 'deixa assim, paciência' e n fazem nada;
Há os que se desesperam e não fazem nada;
Há os que se desesperam e resolvem as coisas.

Isso pros dois primeiros itens. Pro terceiro o negócio é assim:
- tem gente que procura causas e não culpados. e fica protegendo as pessoas.
- tem gente que procura culpados. e são sempre os outros.
- tem gente que se faz de culpado quando na verdade acha que a culpa é dos outros.
- tem gente que tenta se fazer de culpado pra parecer bonzinho mas assim que descobrir como, mete no dos outros pra não se queimar.

A lição do episódio é uma frase de Shakespeare (ou pelo menos que a net diz ser dele, em 'Um dia você aprende'):
"E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso."

3 comentários:

Caco disse...

O título me remeteu imediatamente àquela música da Alanis: "You live, you learn, you love you learn, you cry you learn..."

Preta disse...

é, originalmente era outro, mas quando eu cheguei ao fim do texto, achei por bem trocar. rb tive essa lembrança - embora n a mesma pretensão da musica.

Rochele disse...

Eu posso assinalar todas as alternativas e nenhuma ao mesmo tempo???
Eu assumo a culpa, fico de burro, culpo os outros, acho causas e não culpados e assim por diante...hahaha.